DP World Santos é o primeiro terminal portuário do país a reaproveitar 100% dos resíduos gerados

DP World Santos é o primeiro terminal portuário do país a reaproveitar 100% dos resíduos gerados

25/04/2022 18:01:00

Destinação rumo a reaproveitamento energético é parte de projeto que irá zerar descartes em “lixões”

A DP World Santos tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil a não destinar resíduos para aterros sanitários. Chamado de Aterro Zero, o projeto tem como objetivo transformar todos os resíduos não-recicláveis gerados no local em energia sustentável para atividades já existente da indústria. Assim, não será feito nenhum tipo de destinação para aterros sanitários.

Com a implementação do projeto Aterro Zero, resíduos como varrição de celulose e pátio, papeis de banheiros, materiais orgânicos, entre outros, serão transformados em combustível para fornos de cimento, a partir de uma tecnologia de reaproveitamento energético batizada de CDRU (Combustível Derivado de Resíduos Sólidos Urbanos). A ação, devidamente licenciada pelos órgãos ambientais pertinentes, impacta positivamente na conservação e na racionalização de recursos minerais e energéticos e não gera novos passivos ambientais.

Em fevereiro de 2022, a totalidade de resíduos gerados pelo terminal foi reaproveitada de alguma forma. 38,5% foram destinados pela DP World Santos para reciclagem, outros 20% transformaram-se em combustível por meio da tecnologia de reaproveitamento energético CDRU e 23,8% foram encaminhados para o tratamento de efluentes. O restante foi enviado para coprocessamento, compostagem, rerrefino de óleo, logística reversa, entre outros destinos.

No futuro, será instalado, ainda, um biodigestor de resíduos orgânicos para os resíduos orgânicos alimentares do refeitório operacional.

“O gerenciamento de resíduos na DP World Santos já é realizado de forma a minimizar a quantidade de orgânicos que têm como destino aterros sanitários. Com a implementação do Aterro Zero, estamos intensificando a preservação de recursos naturais e matérias-primas, assim como a redução de gases de efeito estufa, além de gerar empregos e contribuir para a saúde pública”, explica Audrey Cortez, Supervisora de Meio Ambiente da DP World Santos.

Vale destacar que, de janeiro a dezembro do ano passado, a DP World Santos já havia destinado 76,18% de todos os resíduos produzidos no terminal para reciclagem, reutilização, logística reversa e reaproveitamento energético, sendo apenas 23,82% encaminhado para aterros sanitários – o que deixará de acontecer, aumentando a vida útil destes locais.

Sobre a DP World Santos

A DP World Santos é a empresa responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona mais de 1.200 empregos diretos e 5.000 indiretos.

Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 1.100 metros de cais e uma área total de 845.000 m2 e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEU (unidade equivalente a um container de 20 pés) e 3,6 milhões de toneladas de celulose.