Terminais do Porto de Santos se unem para realizar mutirão de limpeza na praia de Santos

Terminais do Porto de Santos se unem para realizar mutirão de limpeza na praia de Santos

03/09/2019 00:00:00

Iniciativa em prol do meio ambiente é liderada pelas empresas portuárias Brasil Terminal Portuário, DP World Santos, Ecoporto Santos, Ecopátio e Santos Brasil.

Concorrentes no setor, mas aliados por uma causa maior. Este é o espírito que vai unir, pela primeira vez, os quatro maiores operadores portuários do Porto de Santos. Tudo isso por conta do Dia Mundial da Limpeza, conhecido internacionalmente como “Clean Up Day”, que acontecerá no dia 21 de setembro e integra as ações da campanha Go Green, um movimento global que tem como objetivo tornar as empresas mais sustentáveis, por meio da reutilização de recursos, reciclagem de resíduos, além da conscientização sobre mudanças climáticas e a responsabilidade ambiental.

 Esta é a quarta edição do evento, que está atrelado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Atualmente, mais de 150 países participam da Limpeza, que, desde 2015, é realizada em Santos, com o apoio da DP World e Brasil Terminal Portuário. No entanto, dessa vez, o movimento ganhará ainda mais força com a entrada do Ecoporto, Ecopátio e Santos Brasil, que chegam para somar com o voluntariado de seus funcionários.

O mutirão ocorrerá na orla da praia de Santos e também terá apoio da Prefeitura Municipal de Santos, IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Instituto Mar Azul, entre outros parceiros.

Somando os anos anteriores, já foram recolhidos mais de 400 quilos de resíduos, principalmente ‘micro lixos’, como bitucas de cigarro, tampas e lacres de bebidas, canudos plásticos e até pedaços de isopor. Tudo isso é separado de acordo com o tipo de material e encaminhado para destinação ambiental adequada.

Um estudo da World Wide Fund for Nature (WWF) mostrou que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Santos, cerca de 18% de todo o lixo produzido na cidade é reciclado. “Esse índice coloca Santos como uma das cidades que mais recicla no Brasil. Por isso, atividades como o Dia Mundial de Limpeza de Praia são sempre muito importantes, pois reforçam a mensagem em prol de um meio ambiente saudável e equilibrado”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.

Dallas Hampton, Diretor Presidente da DP World Santos, enaltece a união das empresas e destaca que, apesar da concorrência no setor, todos tem como objetivo comum buscar um mundo mais sustentável. “Por meio do Go Green estamos estimulando uma reflexão na sociedade. Queremos que as pessoas compreendam que os pequenos gestos podem ajudar a transformar o planeta”, comenta.

Ricardo Arten, Diretor-Presidente da Brasil Terminal Portuário, destaca: “Temos a consciência do tamanho do nosso potencial de transformar a realidade em que vivemos. Isso, na BTP, é muito presente, afinal temos como legado a responsabilidade por ter recuperado um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo. Para nós, a sustentabilidade é mais que uma prioridade. Ela está em nosso DNA e, certamente, o cuidado permanente com o meio ambiente é o melhor caminho para sermos cada vez mais competitivos. Estamos muito felizes em participar desta ação ao lado de nossos colegas do Porto de Santos”.

“O Ecoporto Santos e Ecopátio possuem entre seus principais valores a preservação do meio ambiente. Conduzimos nossas atividades com o compromisso do uso sustentável dos recursos naturais, de forma a garantir o alinhamento com as melhores práticas de sustentabilidade do mercado”, afirma Philippe Masse, Diretor Presidente Ecoporto Santos e Ecopátio. “Estamos muito felizes em poder participar mais uma vez de uma ação tão importante como Dia Mundial da Limpeza, pois trata-se de uma ação cívica que vai de encontro ao que acreditamos, de gerar mudanças imediatas e inspirar a todos a implementar medidas mais duradouras. Contamos com a presença de todos no dia 21 de setembro. Venha fazer parte dessa linda ação.”

“Como signatários do Pacto Global da ONU, mantemos firme nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e atuamos fortemente neste sentido. Em 2018, a nossa geração de resíduos caiu 3%, a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) recuou 6% e o consumo de água caiu 25%, na comparação com o ano anterior. A participação no Dia Mundial da Limpeza é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável e equilíbrio ambiental na região”, destaca Antônio Carlos Sepúlveda, Diretor Presidente da Santos Brasil.

Serviço: Dia Mundial de Limpeza (Clean Up Day)

Data: 21 de setembro

Horário: das 8h30 às 12h

Local de concentração: Praça das Bandeiras, no bairro do Gonzaga, em Santos.

Percurso: Orla da Praia, entre o Gonzaga e o Aquário Municipal

Sobre a DP World Santos

A DP World Santos foi criada após a consolidação da compra da Embraport por parte do Grupo DP World (Dubai Ports World), processo ocorrido em dezembro de 2017. A empresa é a responsável pela operação de um dos maiores terminais multimodais privados do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP).

Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona mais de 800 empregos diretos e 1.500 indiretos.

Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um container de 20 pés).

Setembro de 2019

Informações para a imprensa:

Gabriel Setten (13) 3213.0719 – (13) 99651.5194

[email protected]