DP World Santos capacita operadores equatorianos

DP World Santos capacita operadores equatorianos

22/01/2019 00:00:00

Grupo ficará seis semanas no Porto de Santos para se preparar para o início das operações de um novo projeto “greenfield” da DP World na cidade de Posorja, no Equador.

A DP World Santos, um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, está recebendo entre os meses de janeiro e fevereiro um grupo de 10 equatorianos, que foram recém contratados para trabalhar em um projeto greenfield que está sendo construído pela DP World em Posorja, cidade que fica a 114 quilômetros de Guayaquil.

Os 10 operadores vieram ao Brasil para um programa completo de intercâmbio com o objetivo de prepará-los para atuar nas funções de operador de portêiner e operador de RTG.

A agenda de treinamentos inclui seis semanas de treinamentos teóricos, realizados em sala de aula e testes em simuladores. Na fase prática do treinamento, eles irão operar os equipamentos (guindastes) pela primeira vez, sob o acompanhamento dos operadores da DP World Santos.

Vale ressaltar que o Brasil foi escolhido para sediar o Programa de Treinamento, uma vez que o terminal de Santos é tido como um dos mais modernos, eficientes e produtivos das Américas, região que conta ainda com portos em países como, Peru, Argentina, Suriname, Chile e Republica Dominicana.

O Terminal de Posorja é o mais novo empreendimento do Grupo DP World na região, e atualmente está com aproximadamente 80% de suas obras em concluídas. A previsão é que o terminal entre em operação em junho deste ano.

Karina de Abreu, coordenadora de Pessoas da DP World Santos, e responsável pelo desenvolvimento do Programa no Brasil, destaca que esta é uma oportunidade única para o grupo de operadores equatorianos. Ela cita que alguns dos participantes, inclusive, fizeram sua primeira viagem de avião. “Para muitos destes operadores, que não tem experiência em portos, conhecer a realidade do Porto de Santos é uma verdadeira imersão a uma nova cultura portuária. Eles ficaram impressionado com toda a estrutura”, destaca.

Entre os operadores, Karina chama atenção para Génesis Betzabeth Márquez Garcia e Yolanda Graciela Aldaz Galvez, as primeiras mulheres contratadas para operar equipamentos de grande porte no Equador.

Karina explica que a contratação de mulheres em áreas operacionais é um dos pilares da DP World e será algo ainda mais inovador no Equador, que atualmente não conta com nenhuma mulher operadora de equipamentos. “Ficamos felizes de saber que a empresa prioriza a contração de mulheres e isso tem sido um grande divisor de águas no mercado portuário, seja no Brasil ou em outros países”, finaliza.

Ao final do Programa, no dia 22, a turma de operadores equatorianos receberá concluirá o Programa no Brasil e receberá um certificado de conclusão dos treinamentos. O retorno ao Equador está previsto para ocorrer no dia 24 de fevereiro.

Sobre a DP World Posorja

A DP World Posorja será um dos portos mais importantes da Costa Oeste da América do Sul e colocará o Equador como grande competidor, acompanhando o crescimento portuário em toda a região e no mundo e ampliando a competitividade do país com o comércio mundial. Seu canal de navegação com profundidade de 16 metros irá beneficiar os usuários do porto, permitindo maximizar a capacidade de carga dos Navios Pós-Panamax.

Sobre a DP World Santos

A DP World Santos foi criada após a consolidação da compra da Embraport por parte do Grupo DP World (Dubai Ports World), processo ocorrido em dezembro de 2017. A empresa é a responsável pela operação de um dos maiores terminais portuários privados do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona mais de 800 empregos diretos e 1.500 indiretos.

Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um container de 20 pés).

Janeiro de 2019

Informações para a imprensa

Gabriel Setten (13) 3213.0719 – (13) 99651.5194

[email protected]