DP World adota sistema com sensor de fadiga em veículos que trafegam no Porto

DP World adota sistema com sensor de fadiga em veículos que trafegam no Porto

22/08/2023 18:00:00

Câmeras são instaladas nos veículos internos e monitoram o motorista em tempo real. Ao menor sinal de fadiga, um alerta sonoro é disparado

A DP World, um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil, inovou mais uma vez ao integrar às suas operações um sistema inteligente de monitoramento, que capta imagens dos motoristas durante o percurso interno para deslocamento de cargas.

O sensor detecta os sinais de sonolência e distrações ao volante pelo motorista, assim como a ausência do cinto de segurança. Ao menor sinal destas e outras ocorrências, um alerta sonoro é emitido ao motorista e uma central de monitoramento 24 horas é alertada em tempo real para as devidas tratativas, junto ao supervisor da área. A tecnologia aumenta a segurança dos profissionais e ajuda a reduzir riscos de eventuais acidentes e danos operacionais.

Segundo dados do fabricante, o sistema é capaz de reduzir em 78% o número de acidentes causados por distrações ou fadiga do motorista e em 40% os custos com reparos decorrentes de acidentes. O investimento para instalação, monitoria e manutenção das câmeras em todos os veículos internos foi de aproximadamente R$ 300 mil.

Através de uma câmera instalada no para-brisa do veículo, voltada para a face do motorista, o equipamento capta as imagens e funciona 24 horas por dia. Todas as informações são enviadas para uma central de monitoramento, que funciona de forma remota e com atuação imediata. Os dados, no entanto, podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento.

“Identificar e mitigar possíveis riscos na operação é fundamental para a segurança de nossos profissionais e permite tomar melhores decisões em relação à segurança das atividades, o que é um valor fundamental para nós da DP World. Essa atuação preventiva contribui para o aumento da segurança e para os bons resultados que temos registrado ao longo dos anos”, explica Wilson Lozano, COO da DP World no Brasil.

Atualmente, 47 veículos – o que representa 100% da frota de carretas que transportam contêineres – contam com a tecnologia, e a expectativa é que até o final de setembro outras 19 carretas que integram a frota dedicada às operações de celulose estejam também equipadas com o sistema. O próximo passo é implantar o sistema também nos carros de apoio às operações.